domingo, 23 de maio de 2010

Braquiossaro

O Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na Argélia e Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, sua atividade principal.
O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (tipo pinheiros), cicadáceas e gingoáceas. Calcula-se que para abastecer seu corpanzil de até 90 toneladas, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com certeza a terra devia tremer.
Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.




Megalossauro

O Megalossauro cujo nome significa " grande réptil " teve seus primeiros vestígios de fósseis descobertos nas minas de ardósia de Stonesfield em Oxfordshire, Inglaterra, em 1818. Desde então, mais de 25 dinossauros receberam o mesmo nome. Muitos dos grandes terópodes que não puderam ser identificados claramente receberam esse nome.
As mandíbulas gigantescas e outros ossos deste dinossauro, achados em Stonesfield, provam que ele deve ter sido um enorme e temível predador. O Megalossauro era grande como dois rinocerontes e superava duas vezes a altura de um homem adulto. A boca continha grandes e afiados dentes curvos, em forma de serra. Sua base era rente à mandíbula, resistindo a pancadas violentas. Os pacíficos herbívoros não eram páreos para um Megalossauro com fome.
Além das terríveis mandíbulas, ele tinha garras nas patas, usadas para furar a pele e retalhar a carne de suas presas.Existem três principais espécies de Megalossauro: Megalosaurus bucklandii, Megalosaurus hesperis, Megalosaurus cambrensis.




Megaraptor

Este extraordinário velociraptor podia alcançar 9 metros de comprimento e 4 metros de altura. É inacreditável como um Velociraptor podia chegar a esse tamanho. Sua "garra terrível" chegava a 38 centímetros e poderia abrir um buraco de 2 metros de comprimento na barriga de qualquer Tiranossauro com más intenções, provavelmente caçariam em bandos como seus primos menores,certamente seriam fatais para qualquer ser vivo, inclusive grandes saurópodes como o da imagem abaixo.




Velociraptor

O Velociraptor cujo nome significa " ladrão veloz " vivia em grandes bandos, de 5 a 20 animais, era feroz e agressivo , alcançando altas velocidades, era uma das menores espécies de raptores. Esse predador percorria as florestas do período Cretáceo caçando mamíferos ou pequenos dinossauros herbívoros, matando-os e devorando-os. As vítimas ficavam aterrorizadas e tinham pouca chance de escapar. A longa e afiada garra existente em cada pata traseira chegava a 11cm e era voltada pra dentro e usada para ferir e dilacerar sua presa.
Vivendo principalmente na Mongólia, o Velociraptor pertencia a uma família de perigosos e astutos caçadores. Esse animal tinha a aparência de um lagarto, tanto na pele quanto no formato, mas movia-se com a velocidade e a inteligência de um leopardo. Tinha uma cabeça de 16cm e focinho alongado.
O Velociraptor possuía clavícula, o que era incomum nos outros dinossauro. Desse modo, os braços ganhavam forças para agarrar a vítima com mais firmeza. Esse animal era esperto o suficiente para saber que andando em bando, conseguiria com mais facilidade abater presas maiores. Antes da descoberta do Velociraptor na Mongólia, em 1924, cientistas achavam que os dinossauros eram seres lerdos e estúpidos. Mas o Velociraptor, além ágil era também muito inteligente.



Liupleurodonte

Era definitivamente "O Terror dos mares", pois é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante.
O Liopleurodonte era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodonte mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento.
Fósseis de Liopleurodonte são relativamente comuns e bem preservados em vários depósitos marinhos ao longo da Europa. São também preservados os restos de ataques de Liopleurodonte em registros fósseis, como Ictiossauros meio-comidos e marcas de dentes em plesiossauros mostrando evidências claras da voracidade desses animais.
Os Liopleurodontes pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e Pliossauros como Liopleurodonte.






Majungatolo

O Majungatolo foi um grande dinossauro carnívoro terópode que viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo em Madagascar e Egito, era muito parecido com o Carnotauro, o que intriga seus descobridores, seria apenas convergência adaptativa ou teriam algum parentesco próximo. Sendo assim questiona-se a separação dos continentes Africano e Sul americano de "uma só vez", mantendo ainda uma ponte de terra entre os dois continentes, a qual seria formada pela Antártida. O Majungatolo era um predador de grande porte, por isso caçava animais grandes em pequenos grupos familiares ou sozinhos, por não ser muito pesado podia ser bem ágil e veloz, que juntando com sua agressividade o tornavam um matador nato.







Carnotauro

Era uma terópode de 3 metros altura que viveu na atual Patagônia. Tinha um focinho como o do buldogue e uma mordida não menos potente. Acima dos olhos tinha dois chifres parecidos com asas. Seu nome significa "touro carnívoro". Este animal é conhecido também pelos minúsculos e até ridículos braços, quando comparados ao tamanho total do corpo.








Giganotossauro

O Giganotossauro cujo nome significa "Lagarto Gigante do Sul" viveu há aproximadamente 67 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Patagônia Argentina, mas provavelmente dava seus passeios em territórios brasileiros, ultrapassou o tamanho do maior Tiranossauro rex conhecido e dos Carcharodontossauros e Espinossauros, sendo sem dúvida um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos e com esse tamanho todo poderiam caçar até enormes saurópodes que quase não tinham inimigos naturais, provavelmente os Giganotossauros eram territoriais, e como eram enormes deveriam precisar de enormes quantidades de comida, e seus territórios então seriam enormes. Suas mandíbulas eram também enormes e seu crânio um dos maiores, mais de 1,6 metros de comprimento, seus dentes podiam medir 15 centímetros de comprimento, sendo curvos e afiados o que é um indicio de que eles eram utilizados para morder algo vivo, que ao se debater e tentar escapar acabaria indo mais para dentro da boca do predador, mas certamente o Giganotossauro não negaria uma refeição já morta em putrefação, agindo também como carniceiro.



giganotossaro devorando um Carnotauro


Deltadromeus

O Deltadromeus cujo nome significa corredor ágil do Delta, era um terópode, que apenas 50% de seu esqueleto foi encontrado e nada do crânio, o qual foi baseado na espécie mais semelhante. Tinha 10 metros de comprimento e certamente foi um animal muito veloz para o seu tamanho. Tinha o corpo estreito, compacto, ágil e forte; ideal para correr mais do que suas presas e em alta velocidade. Tinha membros longos e muito delicados
Foi um predador letal, um carnívoro sanguinário. Esse dinossauro foi uma das mais magníficas máquinas de matar de todos os tempos.




Daspletossauro

O Daspletossauro, cujo nome significa lagarto horroroso, foi descoberto em Alberta, em 1970. Tinha 9 metros de comprimento e era muito assemelhado com o Tiranossauro Rex. Ele possuía ossos e juntas adaptados no crânio e no pescoço para dar cabeçadas em suas presas em uma possível perseguição; era capaz de arrancar enormes pedaços de carne em apenas uma mordida. Provavelmente o Daspletossauro seria um caçador solitário e não muito veloz, tendo que atacar suas presas por meio de emboscadas, dando-lhes mordidas as quais seriam fatais para a presa que em pouco tempo cairia morta, bastando apenas encontra-la depois.



Carcharodontossauro

O Carcharodontossauro cujo nome significa " réptil com dentes de tubarão " era conhecido apenas por fragmentos de ossos, mas recentemente foram descobertos mais fósseis que indicam ser o Carcharodontossauro um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram, sendo maior até que o Tiranossauro rex e seus dentes atingiam o incrível tamanho de 15 centímetros.
Há 90 milhões de anos atrás, esse enorme animal era um dos dinossauros mais amedrontadores que vagavam pela paisagem pré-histórica. Tinha a pele manchada, que servia como camuflagem na luz filtrada pelas árvores, quando ele aguardava a hora certa para atacar. Então, ele se atirava sobre a presa com sua boca enorme . O Carcharodontossauro não era veloz, mas tocaiava sua presa e a engolia inteira. Seu pescoço era forte o bastante para girar sua enorme cabeça.
Na terceira imagem de cima para baixo um
Carcharodontossauro está atacando e disputando a mesma presa com um Espinossauro, que é sem dúvida também um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiu, a presa é um enorme saurópode conhecido como Aegyptosaurus baharijensis, quem ganhará a luta é impossível determinar com certeza, mas se os grandes carnívoros travassem uma batalha, essa seria aterrorizante.
Na última imagem um
Carcharodontossauro está ameaçando um Deltadromeus e que se "não der ouvidos" a essa ameaça poderá virar a sobremesa desse banquete.



carcharodontossauro vs deltadromeus


Espinossauro

Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas. Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Com o olhar frio e guloso, o Espinossauro observava de longe um crocodilo. O aterrorizantedinossauro terópode, cujo esqueleto foi encontrado no Egito, agarrou o crocodilo de surpresa mordendo o seu pescoço e sacudindo-o como se fosse um simples peixinho. O indefeso animal nada pôde fazer contra aquele monstro de mais de 6 toneladas e acabou sendo devorado.
O Espinossauro disputa o título de maior terópode, porém os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Sasso e seus colegas conseguiram analisar mais algumas peças desse quebra-cabeças: dois pedaços do focinho do bicho, bem mais avantajados que os fósseis conhecidos da espécie até então. Ambos os exemplares mencionados vieram do Marrocos.
Na sétima imagem um Espinossauro disputa sua caça com um Carcharodontossauro, que foi um dos maiores carnívoros terrestres que já existiu, a caça é um Aegyptossauro que era um enormesaurópode que viveu na mesma época. E na última imagem um Espinossauro disputa um enorme peixe com um Bahariassauro.





espinosauro vs bahariassauro

Ouranossauro

O Ouranossauro cujo nome significa " Lagarto valente "era um iguanodontídeo e como todos eles, possuía mandíbulas que apresentavam dentes queixais e podiam andar com 4 ou 2 pernas, eram aparentados aos hadrossauros mas possuíam diferenças, este possuía uma espécie de vela nas costas que poderia servir para se aquecer e/ou demonstrar vigor físico para prováveis inimigos e fêmeas para acasalamento. Suas patas traseiras eram muito fortes e robustas, proporcionando ao animal uma boa agilidade em fugas rápidas, caso contrário se tornariam presas fáceis ao terríveis Carcharodontossauros que viveram juntos com eles.





Dinosauros

Os Dinossauros cujo nome significa " lagarto terrível ", nome não muito adequado, pois não eram muito parecidos com lagartos e a maioria deles não era tão terrível assim, muitos deles eram dóceis herbívoros que conviviam pacificamente, porém um ramo da família dos dinossauros chamados de terópodes ( que em geral eram carnívoros ), esses mereceriam a classificação original de terríveis, pois alguns exemplares pertencentes a esse grupo foram os maiores carnívoros terrestres que já existiram no planeta. Em contra partida em outro grupo familiar chamado saurópodes, ocorreu o desenvolvimento das maiores criaturas terrestres que se conhece á habitar o planeta e apesar de enormes não eram agressivos, à não ser para se defenderemMuitas são as teorias sobre os Dinossauros, teorias sobre a sua aparição no planeta, teorias sobre como eles evoluíram e viviam e teorias sobre sua extinção, falaremos então as quais são mais aceitas pelo meio científico, que são as seguintes: " Acredita-se " que os Dinossauros surgiram em meados do período Triássico após uma extinção em massa onde 78% dos animais foram extintos, e surgiram como seres pequenos alguns carnívoros e outros herbívoros, começaram a superar outros répteis em competições por comida, tornando-se cada vez mais populosos e diversificados ( surgindo muitas espécies novas e cada vez mais adaptadas ao meio ). Entramos no período Jurássico onde os Dinossauros continuavam sua esplêndida evolução, agora já começam a aparecer dinossauros carnívoros de médio porte e para se defenderem os herbívoros tiveram que se adaptar, alguns se tornam enormes e outros tornaram-se verdadeiros tanques de guerra encouraçados ( tem início uma corrida armamentista Mesozóica ). No período Cretáceo os Dinossauros tem o seu auge em diversidade de espécies e em tamanhos, surgem os magníficos Argentinossauros ( maiores saurópodes que se tem notícia ) , os aterrorizantes Terópodes gigantes como o Tiranossauro e o Giganotossauro ( considerado o maior dos terópodes, ultrapassando o Trex em quase 1 metro ).
Mas como tudo no mundo tem seu início e seu fim os dos Dinossauros chegou no fim do período Cretáceo e a teoria mais aceita é a de que um meteoro atingiu a península de Yucatan no México causando a morte de 90% da vida vegetal e 70% da vida animal. Onde os sobreviventes a esse desastre deram origem aos animais atuais e ao homem. Mas se pensam que os Dinossauros foram extintos assim de uma hora para a outra, saiba que esta enganado, pois existem teorias de que um pequeno grupo de Dinossauros podem ter " sobrevivido " e você pode até ter um ai na sua casa e não saber, eles são as aves, que evoluíram a partir de pequenos dinossauros que caçavam insetos e que para se tornar mais ágeis, para capturar insetos mais facilmente, adaptaram-se a ossos mais leves e a penas para auxiliar em saltos cada vez mais altos até atingirem o vôo.







Tricerátops

O Triceratops era um dinossauro do grupo dos ceratopsídeos que viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá), os quais possuíam a cabeça grande e extremamente forte, as maxilas laterais tinham bochechas musculosas, muitos dentes bastante afiados, um bico córneo curvado com o qual provavelmente arrancava as plantas duras, uma prolongação do crânio maciça que servia como escudo para proteção de eventuais ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, sendo dois grandes acima dos olhos e um pequeno na ponta do nariz.. Os Triceratops provavelmente vivessem em enormes bandos, os quais possuíam uma escala hierárquica com machos disputando posições e direitos de acasalamento, porém em situações de ataque de algum predador, acredita-se que se juntavam de forma defensiva contra o predador, formando uma "parede" de escudos e chifres contra o oponente, com os filhotes fracos e doentes no interior dessa "muralha" defensiva e dessa forma acredita-se que se defendiam contra o seu maior predador, o Tiranossauro.




bando de tricerátops


Cerátopsídeos

Os Cerátopsídeos cujo nome significa " cara com chifres ", eram todos quadrúpedes. Caracterizavam-se essencialmente pelo tamanho dos seus crânios, com grandes projeções ósseas que protegiam o pescoço, e pelos chifres que apresentavam no rosto, quer sobre os olhos, quer no nariz. O único ceratopsídeo atípico que se conhece é o Paquirinossauro, que não possuía chifres de qualquer tipo e, em contrapartida, exibia um engrossamento ósseo em forma de plataforma sobre as narinas e outro acima de cada olho. Mas em toda essa família a diversidade de forma cranianas é surpreendente, possuindo até um dos maiores crânios entre os animais terrestres ( Torossauro). Os chifres e as " golas " dos Ceratopsídeos, além do seu possível uso como defesa face ao ataque dos predadores, deviam desempenhar um papel importante nos combates entre machos e como meio de comunicação visual./






triceratops

T-rex

O Tiranossauro cujo nome significa lagarto tirano rei, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Giganotossauro e para o Carcharodontossauro, seus parentes, possivelmente mais agressivos, pois alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro era um carniceiro, assim como os atuais urubus.
Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro abocanhava sua vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca. Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne. Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.
O Tiranossauro andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h. Cada pé possuía garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão. Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas. O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauros, por comida e pelo direito de se acasalar. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e pertencia ao grupo denominado de terópodes.
Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado. Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer uma pressão enorme. Isso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.





T-rex caçando





t-rex devorando um ceratopsídeo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Saurópodes

Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em um cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira eram suas únicas armas de defesa além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram " trituradas " no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.






alguns sauropodes





bachiosaurus





comparação de saurópodes


Terópodes

Os Terópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Incluem uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o pequeno compsognathus, do tamanho de uma galinha, até o terrível Tiranossauro, alto como uma casa . Todos os terópodes eram bípedes e não utilizavam as patas anteriores para a locomoção. o que lhes permitia usá-las com outras funções, como capturar, dominar e matar as suas presas ou mesmo para manipular o alimento. Alguns terópodes dispunham de dentes afiados que eram uma das principais armas de ataque. No entanto, outros eram desdentados e possuíam uma espécie de bico semelhante ao das aves


osso de alguns terópodes



galimimus



utahraptores



t-rexes


velociraptores

T-rex vs Spinosaurus

Essa luta de titãns que eu vou falar inclui dois carnívoros T-rex o rei, e o spinosaurus o inimigo do rei. o vencedor seria o T-rex porque ele era mais evoluído que o spino e o spino tinha sua mandíbula fina e fraca a do t-rex é groosa e forte mais os dois foram grandes e poderosos e nunca serão esquecidos.





Os produtores de Jurassic park colocaram o espinossauro mais forte do que o T-rex


V-REX

O maior animal do planeta ,ele não para de crescer! Ele foi visto pela primeira vez no filme king kong,ele não muito conhecido e não era muito rápido pois pesava mais 70 toneladas,provavelmente o V-rex caçava saurópodos que tambem não eram rápidos.Mas ele é uma espécime muito interesante de dinossauro pois seu tamanho era mais 25 metros e mais 100 metros de comprimento, sorte que ele não esiste pois seriam a espécie dominante da terra


o vastatosauro visto hoje






v-rex devorando um giganotosauro